O céu do Brasil tem a riqueza característica do céu do hemisfério sul, no qual encontramos belas constelações, como o Cruzeiro do Sul, Órion e Escorpião, entre outras. A localização dessas constelações fica muito facilitada com o auxílio de um planisfério . Seguindo os passos abaixo você pode montar o seu próprio planisfério, escolhendo as máscaras adequadas para a latitude mais próxima à do lugar onde vive.
    O planisfério consta de 4 partes: carta do hemisfério celeste norte, carta do hemisfério celeste sul, máscara contendo o horizonte norte e máscara contendo o horizonte sul. Os arquivos contendo essas imagens podem ser acessadas clicando nas figuras correspondentes mostradas abaixo. As cartas celestes aqui usadas foram adaptadas das disponibilizadas por Toshimi Taki em:







Cartas celestes
Hemisfério NorteCeleste Hemisfério Sul Celeste



 
 


Máscaras
Horizonte NorteHorizonte Sul
10º Graus
20º Graus
30º Graus



 
Instruções de montagem

Imprima as duas cartas celestes e as duas máscaras (horizonte norte e horizonte sul) feitas para a latitude mais próxima à do lugar onde vive .

Atenção: É aconselhável visualizar a impressão antes de enviar os arquivos para a impressora; se estiver faltando partes dos arquivos, é melhor salvá-los e imprimi-los através de um programa visualizador ou editor de imagens, por exempl o o "Visualizador de imagens e fax do Windows" (disponível nas versões XP ou superiores) ou o Jasc Paint Shop Pro. Se ao imprimir você resolver modificar o tamanho das cartas, o tamanho das máscaras deve ser modificado na mesma proporção.

 
Cole cada parte em uma folha de cartolina, de modo a ficar mais resistente.
 
Recorte fora as partes das máscaras que estão marcadas com linhas pespontadas, fazendo uma janela em cada uma. Cubra as janelas com papel transparente, colado pelo lado de dentro.
 
Cole as duas cartas celestes pelos lados internos, de maneira a coincidir as setas que estão marcadas em cada carta.

Superponha a máscara com o horizonte sul sobre a carta do hemisfério sul, e a máscara com o horizonte norte sobre a carta do hemisfério norte, de maneira que a posição de 0h marcada em uma máscara coincida com a posição de 0h da outra.
 
 
 


Instruções de uso


 
Nas bordas das máscaras estão marcadas as 24 horas do dia; as bordas das cartas trazem 24 divisórias, sendo que cada dois espaços corresponde a 1 mês do ano. 
 
Girando as máscaras, faça coincidir a hora em que você deseja olhar o céu com o mês e dia aproximado da observação.
 
Para ver os astros que aparecem na janela com o horizonte sul, você deve se voltar para o sul. Os astros perto do horizonte leste estarão à sua esquerda, e os astros do horizonte oeste estarão à sua direita. Os astros que aparecem na parte superior da janela estarão acima de sua cabeça.
 
Para ver os astros que aparecem na janela com o horizonte norte você deve se virar para o norte.
 
 


Fonte: UFRGS
Prenda as quatro partes com um parafuso para pasta plástica (ou similar) atravessado no centro dos círculos. Prenda as duas máscaras com uma fita de modo a que elas se movam juntas, porém SEM prender no disco contendo as cartas, pois as máscaras devem girar sobre as cartas. As figuras abaixo mostram a aparência final de um planisfério para latitude de 10 graus Sul.