Em primeiro lugar devemos obter através do site  www.heavens-above.com os dados orbitais da Estação Espacial Internacional ( ISS ). Estes dados poderão ser adquiridos noutros sites do género, desde que sejam actualizados com regularidade diária. Os dados orbitais são descritos geralmente por duas linhas cheias de numerações, que são chamadas de TLE ( Two-Line Elements) e nas quais poderemos encontrar dados como : inclinação, excentricidade, altitude média...etc. Nestas duas linhas ( TLE ) não são no entanto descritos os nomes aos quais equivalem as numerações. A  TLE  apenas se apresenta desta forma:
Ex: TLE
1     25544U    98067A    02026.54595419      .00070249    00000-0     89754-3   0
2     25544      51.6403    44.9758   0006796   359.5410   106.4471   15.585742771819

Para melhor compreensão e facilidade poderá ler as equivalências abaixo descritas, na sequência do exemplo anterior:

Name..................................................................

ISS
NORAD ID#..........................................................
25544
Epoch Year..........................................................

2002
Epoch Day ..........................................................

26.54595   
Mean Altitude (km)................................................
391.736
Period (min).........................................................
92.39
Apogee (km)........................................................
396.337
Perigee (km)........................................................
387.136
Inclination (degrees).............................................

51.6403
Right Ascension of Ascending Node (RAAN, degrees)...

44.9758
Eccentricity........................................................

0.0006796
Argument of perigee.............................................

359.541
Mean Anomaly ( degrees)......................................

106.4471
Mean Motion or ( Revolution per Day ).....................

15.58574
Decay Rate........................................................
18193
Element Set#......................................................
7
Visible up to Latitude ( degrees).............................
71.2



Todos os elementos referenciados com o icon são necessários para introduzir no Menu- Satellitedo Autostar.
Para introduzir os dados orbitais no seu Autostar, deverá em primeiro lugar seleccionar o Item:
  • Select Item - em seguida seleccione:
  • Object - em seguida seleccione:
  • Satellite - em seguida:
  • Edit - Neste momento seleccione o nome do satelite que deseja editar (ex: ISS...) ou caso não tenha aínda a ISS no seu menu, poderá seleccionar outro satelite de menor interesse e dár-lhe o nome de ISS ( International Space Station).
Apartir deste momento o Autostar vai pedir-lhe que introduza os dados descritos no exemplo anterior,  os quais deverão estar actualizados para que o seguimento da estação seja preciso.

Name  ex: ISS

Epoch Year  ex: 2002 

Epoch Day  ex: +026.5459

Inclination   ex:+51.6403

RA  Asc. Node  ex: +044.9758

Eccentricity  ex: +0.000679

Arg. of Perigee  ex:+359.541

Mean Anomaly  ex: +106.4471

Mean Motion  ex: +15.58574

A partir deste momento o Autostar está apto a calcular as passagens previstas da ISS, nas próximas horas. Para isso basta aceder ao menu Satellite do Autostar, em seguida selecionar o Item Select e depois ISS. Clicando em Enter aparecerá a mensagem Calculating... Tracking... . Quando aparecer a mensagem ISS Rises.. faça GO TO e o telescópio mover-se-á na direcção prevista da passagem.
1ª NOTA: Quando o telescópio estiver apontado para o local da previsão, este iniciará uma contagem decrescente e ficará com o seu movimento em Pause. Se por algum acaso tiver um obstáculo na direcção à qual o telescópio está apontado, poderá soltar o Pause carregando no Enter e o telescópio começará a mover-se seguindo a rota prevista para a ISS. Poderá ter a sorte do telescópio se mover de forma a que o objecto que estava a obstruir a visão, deixe de estar no campo de visão da ocular.Nesta altura prima novamente Enter, para que o telescópio fique em Pause. Permaneça agora atento e espectante até há hora prevista da passagem. Caso não tivesse tido como no exemplo anterior a necessidade de soltar o Pause, quando faltassem poucos segundos para a hora prevista da passagem, o Autostar emitiria um sonido para avisa-lo de que está na hora!. No entanto recomendo-o a estar atento olhando pelo buscador do telescópio, quando faltar pouco tempo para a hora prevista. Assim que a estação aparecer no campo de visão do buscador e se aproximar do centro, prepare-se para soltar o pause do Autostar, afim de começar o seguimento.
2ª NOTA: Nunca se esqueça que para que tudo funcione de forma perfeita, é necessário que já tenha introduzido no seu Autostar as cordenadas do local do país onde se encontra, assim como o dia e a hora correcta. É necessário também que o telescópio tenha sido previamente alinhado com as estrelas, ou seja colocado em estação. Este alinhamento é fácil de efectuar seguindo correctamente os passos do Autostar. Para que o alinhamento fique perfeito, é aconselhável centrar a estrela com a  máxima ampliação do telescópio. O alinhamento deverá ser executado com esta ampliação máxima, exactamente pelo facto de nunca se fazerem observações nestas condições extremas. É garantida assim uma maior precisão no alinhamento, pois a ampliação usada para a observação, vai ser considerávelmente mais baixa, do que aquela que foi usada para o alinhamento.
3ª NOTA: Quando aceder ao site www.heavens-above.com ou outro no género, deverá selecionar a cidade ou local aproximado de onde vai efectuar a observação, para que possa ter as coordenadas e a hora exacta em que vai ocorrer a passagem.No entanto o mais importante serão os dados orbitais, esses sim, que serão introduzidos no Autostar.
4ª NOTA: Sempre que deseje poderá aceder no Autostar às informações da próxima passagem da ISS, no entanto é de salientar que nem todas as previsões serão as mais favoráveis para a observação, visto que a magnitude ( brilho ) da ISS varia de passagem para passagem. Para evitar observações em "vão," poderá verificar no site www.heavens-above.com  qual a magnitude da ISS prevista para as próximas passagens. Este site apenas apresenta as passagens da ISS mais favoráveis para o local específico onde o observador se econtra. Sempre que a magnitude seja negativa ex:( -2, -1.5 , -1 ) ou se aproxime do "0", a observação será favorável, pois o seu brilho será mais intenso.
 Depois de tudo isto deverá então ser preserverante nas tentativas, pois a recompensa poderá ser gratificante.

Boas Observações

© Miguel Claro.