Não, não fiquei biruta e telescópios não são nenhuma espécie nova de aves. Também não é a versão astronômica do Mundo de Sofia. SOFIA é a sigla, em inglês, para Observatório Estratosférico para Astronomia Infravermelha. É fantástico! A grande maravilha deste equipamento é que ele foi montado no interior de um 747, onde uma porta lateral se abre, deixando o telescópio à mostra, conforme é ilustrado na imagem abaixo, onde você poderá clicar e ver uma ampliação do detalhe.

Como? Você gostaria de uma ampliação de tudo? Então, basta ir no site da mãe da criança.
A principal vantagem desse tipo de montagem reside na precisão do aparelho, que faz observações no infra-vermelho distante, o tipo de observação que não poderia ser feito em terra, por causa da umidade atmosférica, já que a água absorve calor; e como radiações eletromagnéticas na faixa do infra-vermelho são basicamente calor (qualquer corpo acima do zero absoluto emana radiação infra-vermelha), as medições praticamente são inúteis. Assim, quanto mais se sobe, menos umidade você tem em suspensão, além do ar ficar cada vez mais rarefeito.
O espelho do SOFIA tem 2,5 metros de diâmetro. Parece pouco, não é mesmo? Pois, não é. O espelho primário do telescópio espacial Hubble mede 2,4 m de diâmetro. Com o SOFIA, os cientistas da NASA tiraram uma excelente fotografia de Júpiter:


Outras vantagens do SOFIA está na manutenção, pois estando num avião, ele pode ir e voltar mais facilmente e a um custo menor, apesar de ainda ser necessário telescópios orbitais, onde a absorção de radiação infra-vermelha é praticamente nula. Além do mais, a equipe educacional do SOFIA disponibiliza material educacional em seu site, e eu venderia a alma de todos os comentaristas do Cet.net ao Edir Macedo só para dar uma voltinha naquela fabulosa máquina voadora.